Mestrado: “Rio Tamanduateí – Nascente à Foz: percepções da paisagem e processos participativos”
A metodologia adotada foi a pesquisa-ação, a qual norteou um embasamento teórico e empírico que resultou na aplicação de oficinas em representantes das comunidades envolvidas, além de representantes dos setores públicos, privados, não-governamentais e instituições de ensino, que envolveram aproximadamente 80 pessoas.
A metodologia da pesquisa-ação se desdobrou em três oficinas desenvolvidas com as comunidades (“Oficina do Ver”, “Oficina do Sentir” e “Oficina do Agir”).
Os produtos resultantes das oficinas foram dois projetos de paisagismo em áreas públicas e um vídeo documentário com o registro de todo o processo participativo de percepção e ação na preservação das paisagens fluviais da nascente à foz do Rio Tamanduateí.
A pesquisa abrangeu os Municípios de Mauá, Santo André, São Caetano e São Paulo e os participantes percorreram 36km ao longo do Rio, os projetos desenvolvidos juntamente com a comunidade corresponderam a aproximadamente 10.000m².
...................................................................................................................................................................................
SENAC/SP
Atividades desenvolvidas durante as aulas do SENAC Santa Cecília - SP.